Comissão ambiental direciona 1,2 bilhões

Comissão de Meio Ambiente direciona 1,2 bilhões para a preservação e recuperação de áreas verdes e das águas do nosso país. Veja mais!

Comissão de Meio Ambiente direciona 1,2 bilhões para a preservação
Comissão de Meio Ambiente direciona 1,2 bilhões para a preservação

A Comissão de Meio Ambiente direciona 1,2 bilhões para o meio ambiente. Essa comissão do senado brasileiro, recentemente, deu um passo importante em relação à preservação do patrimônio natural do nosso país. Foram aprovados 1,2 bilhões de reais para recuperar áreas naturais degradadas e para preservar importantes áreas brasileiras.

Esse valor foi retirado de um orçamento do Senado que pretende alocar essa verba especialmente para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Nesse sentido, o objetivo principal é recuperar nosso patrimônio natural e geri-lo com sustentabilidade.

Logo, os 1,2 bilhões serão liberados para projetos que se iniciarão no ano que vem. Desse modo, esperamos algo otimista para o meio ambiente brasileiro nos próximos anos.

Comissão de meio ambiente direciona 1,2 bilhões para projetos ambientais

Mais um passo para cuidar dos nossos recursos naturais

Esse grupo de senadores afirma que a verba será investida em mais projetos ambientais além do que citamos acima. Sabemos que nosso país é reconhecido em todo o mundo por suas riquezas naturais, Infelizmente, muitas áreas foram degradadas, especialmente na floresta amazônica. Contudo, cerca de 12 senadores brasileiros resolveram criar o projeto e aprovar o orçamento para cuidar dos nossos recursos.

A Comissão de Meio Ambiente direciona 1,2 bilhões para iniciativas que vão muito além de resgatar áreas importantes para a diversidade natural do Brasil, mas cuidar dessas e de outras regiões para evitar que sejam mal cuidadas e degradadas. Para concretizar essas ações, parte do orçamento será direcionado para o Ministério do Meio Ambiente. Nesse sentido, serão feitos esforços para criar planos para melhorar o meio ambiente.

Verba será destinada para preservar pontos chave da natureza do nosso país

Parte do valor será usado para iniciativas educacionais e para preservar áreas verdes que ficam em meio às cidades. Desse modo, além de beneficiar a natureza, esses programas visam conscientizar a população, um meio mais eficaz de garantir a preservação dos recursos da natureza do país. Além disso, a Comissão de Meio Ambiente direciona 1,2 bilhões para mais iniciativas. Dentre elas, citamos um programa da Marinha do Brasil voltado para preservar a Amazônia.

Mais iniciativas apontadas pela comissão

Essa iniciativa da Marinha receberá, por sua vez, oitenta e cinco milhões de reais para proteger o espaço amazônico. Esse programa representa um grande avanço e tem muito significado para a proteção dessa área. Afinal, ele é destinado para cuidar de cinco milhões e setecentos mil quilômetros de quilômetros quadrados das águas que permeiam o Brasil. Nesse sentido, essa imensa área é quase metade das nossas terras, um número muito representativo.

Além da proteção das águas do mar, o programa cuida de sessenta mil quilômetros das águas dos rios, hidrovias e muitos outros cursos de água do nosso país. Esse é o motivo pelo qual a Comissão de Meio Ambiente direciona 1,2 bilhões, de modo a causar um grande impacto positivo no meio ambiente. Estão envolvidos no projeto da Marinha seis senadores de partidos diversos. Contudo, os projetos não param por aí.

O último projeto para onde serão direcionadas verbas é uma iniciativa que visa recuperar as águas e revitalizar a Bacia do Rio São Francisco. Para essa iniciativa, serão destinados cerca de trezentos milhões de reais. Logo, a verba será destinada a um projeto que já existe há muitos anos e que apresentou resultados notáveis, mas desacelerou por falta de verba. Contudo, esse é um passo significativo para essas águas tão importantes para o nosso país.

Comissão de meio ambiente direciona 1,2 bilhões somente para iniciativas de maior impacto

Em primeiro lugar, saiba que foram apresentados cerca de cem projetos para receberem parte da verba. Contudo, não foi possível atender a todas elas. Desse modo, o senado decidiu escolher aquelas que mais causariam impacto nos nossos recursos. Além disso, foram mapeadas regiões que precisam de intervenção urgente. Esses foram alguns dos critérios que os senadores usaram para indicar os projetos.

Além disso, recentemente, a comissão aprovou uma medida que abrange o importante Rio Araguaia. A iniciativa veta a inclusão de barragens ou qualquer tipo de artifício que possa prejudicar as águas e a fauna e flora existentes no local. Esse rio é fundamental para quatro estados da região norte do nosso país. Nesse sentido, ele tem um grande impacto econômico e social. Logo, surge a necessidade de preservação.

Comissão de Meio Ambiente direciona 1,2 bilhões para a preservação

Mais iniciativas da comissão de meio ambiente

Proteção natural

A Comissão de Meio Ambiente direciona 1,2 bilhões também para evitar que rios sejam desviados para artifícios que visam o lucro de grandes empresas. Do mesmo modo, a proibição da construção de mais barragens coloca em risco a população e causa tragédias como a de Brumadinho. Logo, é de vital importância que o Estado interfira e evite que essas situações voltem a ocorrer.

Impacto social

As áreas verdes e águas preservadas pela verba da comissão também possuem um grande impacto social. Afinal, elas contribuem para o turismo, para a movimentação da economia, são importantes para a cultura e para as tradições dos povos nativos. Além disso, ainda ajudam a preservar e incentivar os cidadãos a cuidar dessas áreas e a usar métodos sustentáveis para extrair seus recursos para o sustento e para a economia.

Comissão de meio ambiente direciona 1,2 bilhões: qual o verdadeiro impacto?

Muitas verbas são aprovadas para o orçamento de diversos projetos do governo. Contudo, aqueles que são voltados para o meio ambiente merecem ser comemorados. Afinal, eles são a base de todas as outras áreas e são como o motor que faz todo o nosso país funcionar. Nesse sentido, essa iniciativa representa um grande avanço para os cuidados com os nossos abundantes recursos naturais.

Por fim, não basta que o governo direcione dinheiro para natureza, mas que façamos a nossa parte no dia a dia para a preservação da natureza tão exuberante do nosso Brasil. Além disso, esperamos que mais projetos sejam incentivados em prol dessa área que afeta o clima, a economia, a sociedade e todos os aspectos do país.