Veja as cidades mais antigas da América Latina

As cidades mais antigas da América Latina tiveram origens diferentes. Todas tiveram influência espanhola. Confira os detalhes!

Machu Picchu, uma das cidades mais antigas da América Latina
Machu Picchu, uma das cidades mais antigas da América Latina

As cidades mais antigas da América Latina foram aquelas que passaram por um processo de colonização feito pela Espanha. A chegada da Europa nessa região deu origem a cidades que até hoje estão de pé. Algumas delas não existem mais, mas a maior parte delas está firme e forte.

A maior parte das cidades mais antigas da América Latina está concentrada em dois países que você descobrirá a seguir. Em primeiro lugar, citamos a famosa cidade de Havana, em Cuba. Nome de música e famosa no cenário político e de entretenimento, essa cidade tem uma história fascinante. Continue a leitura e descubra mais.

Conheça as cidades mais antigas da américa latina

As cidades mais antigas dessa região da América estão concentradas em sua maioria na República Dominicana e em Cuba.

Em primeiro lugar, vamos falar sobre Havana. O que poucos sabem é que essa cidade foi fundada em um outro local pelos espanhóis no ano de mil quinhentos e catorze. Contudo, cinco anos depois Havana foi movida para o seu local atual e lá permanece desde o ano de mil quinhentos e dezenove. O motivo dessa mudança foi para facilitar as rotas entre América e Europa.

Desse modo, a cidade ficou em um local tão privilegiado que virou uma verdadeira referência para exportar produtos locais para o velho mundo. Nesse sentido, matérias primas, metais preciosos, temperos, ervas e outros materiais saíam aos montes das terras recém-descobertas. Desse modo, foi criada a base da economia dessa cidade que hoje ainda está em processo de desenvolvimento. Contudo, o fato de ter sido uma cidade colonizada ainda deixa nítida a marca das desigualdades sociais.

Conheça mais uma cidade que também está nas listas das cidades mais antigas da América Latina

A cidade de Santiago, localizada também em Cuba, teve a sua origem no ano de mil quinhentos e quinze. Entretanto, a cidade foi incendiada e precisou ser totalmente refeita no ano posterior. Antigamente, ela era a cidade principal do país. Contudo foi substituída em importância por Cuba.

Essa metrópole também tem muita história para contar, por exemplo, ela chegou a ser invadida e atacada por praticantes de pirataria nos séculos dezesseis e dezessete. Conduto, a boa notícia é que a cidade se recuperou e passou a ser uma das cidades culturalmente mais diversas do mundo porque recebeu um expressivo número de migrantes de países americanos e europeus.

Conheça mais cidades antigas

A cidade de Cumana, na Venezuela, também está na nossa lista de cidades mais antigas da América Latina. Ela foi construída em meio a guerras sangrentas entre a população nativa e a europeia. Os moradores de origem viviam por lá muitos anos antes da chegada dos espanhóis. Eles se adaptaram no local devido às suas preciosidades, como as pérolas que haviam em abundância nas suas praias. Portanto, o conflito foi inevitável quando os invasores da Europa chegaram.

O nome da cidade se refere ao nome dado pela população de origem para se referir a uma área da cidade que une um rio de águas doces e o mar. Depois da chegada dos europeus, houve uma iniciativa para ensinar a religião católica para os moradores locais. Esses acampamentos religiosos deram origem à cidade que hoje possui belas construções antigas e uma boa estrutura urbana e belezas naturais.

Trinidad também está dentre as cidades mais antigas da América Latina. Ela teve sua origem oficial no ano de mil quinhentos e catorze. Contudo, foi movida de lugar no ano posterior. A cidade nasceu tendo como base o escravismo. Os escravizados eram responsáveis por garimpar ouro e pedras preciosas.

Entretanto, depois de muito explorarem o local, os europeus foram surpreendidos por uma revolta das pessoas escravizadas. Logo, a maioria dos espanhóis foram embora e as pessoas escravizadas dominaram a cidade. Esta foi erguida à base de atividades de contrabando e também da ação de piratas.

Alpacas são animais simbólicos na América Latina

Mais locais que estão estão entre as cidades mais antigas da américa latina

A cidade de San Salvador de Bayamo também entra na nossa lista de antiguidades. Sua fundação aconteceu no dia cinco de novembro de mil quinhentos e treze. O fundador também foi responsável pela origem de muitas cidades da América Latina. Ao contrário de muitas delas, Bayamo, até os dias de hoje, é uma cidade que prospera e que tem como forte a agricultura.

Nesse sentido, ela também adotou atividades comerciais para crescer e se expandir. Um dos pontos de destaque da cidade até os dias de hoje são as suas belas construções arquitetônicas. A cidade de Baracoa, de Cuba, também está entre as cidades mais antigas da América Latina.

Afinal, ela é nada mais que a cidade mais velha da ilha de Cuba. A beleza natural da cidade foi o que mais chamou a atenção dos colonizadores da Espanha. Por exemplo, ela é cercada por belos morros, tem belas paisagens praianas e cascatas de beleza impressionante.

Além de um clima muito agradável. Contudo, esse lindo cenário também foi cenário de guerras entre os moradores do local e os colonizadores. Essas guerras duraram longos anos. A cidade também chegou a ser uma das capitais do país. Entretanto, ela perdeu o posto para Santiago.

Uma cidade da república dominicana

Santa Cruz

A cidade de Santa Cruz, da República Dominicana, também está na nossa lista de cidades mais antigas da América Latina. Afinal, ela teve origem por meio dos colonizadores da Espanha. Contudo, ela foi tomada por diversos países europeus e até mesmo da própria América Latina. Foram várias fases e vários domínios até que a cidade e o país da República Dominicana se tornassem independentes.

A influência da Europa da cultura latina

Com este artigo, você viu que a influência da Europa vai muito além do idioma que deixou como legado nos países. Afinal, o meio de colonização ditou a maneira como as cidades mais antigas da América Latina se desenvolveram e como se desenvolvem até os dias de hoje. Logo, a Europa deixou marcas culturais, econômicas e sociais nessas regiões colonizadas.