As 6 maiores cidades do Mundo Antigo

Você sabe quais são as 6 maiores cidades do Mundo Antigo? Leia este artigo, descubra essas riquezas e saiba mais sobre a sua origem.

Muitas são as cidades do mundo antigo ainda estão presentes
Muitas são as cidades do mundo antigo ainda estão presentes

As 6 maiores cidades do Mundo Antigo são aquelas que foram construídas antes do primeiro milênio de idade do planeta. Elas se desenvolveram economicamente, socialmente e até mesmo culturalmente e de maneira muito avançada para a época. Sua arquitetura, comércio e medicina eram notáveis.

Além disso, a estrutura política, as vias, edifícios públicos, estádios e belos jardins são considerados um dos mais impressionantes feitos da história humana. As 6 maiores cidades do Mundo Antigo ainda não haviam passado pela colonização. Logo, fundar e expandir cidades jovens era algo normal naquele milênio. Leia este artigo e saiba tudo sobre essas cidades.

Conheça algumas das 6 maiores cidades do mundo antigo

Que tal aprender um pouco de história do mundo antigo?

Antes de mais nada, saiba que as guerras que aconteceram na época serviram para expandir as fronteiras visíveis e invisíveis das 6 maiores cidades do Mundo Antigo. Nesse sentido, elas passaram por centenas de anos de transformações até os dias de hoje. Além disso, as atividades comerciais também aumentaram os limites dessas imponentes metrópoles.

Alexandria e Cartago são alguns exemplos dessas incríveis cidades que cresceram com base nessa atividade econômica. Em primeiro lugar, vamos falar sobre a cidade milenar chinesa de Xiadu. Essa é uma das 6 maiores cidades do Mundo Antigo que nasceu de pequenos grupos de pessoas que lutavam entre si.

Esses reinados eram como bairros cuja atividade econômica principal era a construção em metal. Desse modo, a cidade era repleta de galpões onde os ferreiros faziam acessórios e moedas com metais preciosos e de outras naturezas.

Confira mais detalhes sobre a organizada Xiadu

O artesanato com porcelana e cerâmica também era famoso na época e movimentava a cidade. No ano de quatrocentos antes de Cristo a metrópole que está entre as 6 maiores cidades do Mundo Antigo tinha mais de 320.000 moradores.

Do mesmo modo, o comércio da cidade era bem desenvolvido e utilizava os objetos fabricados na cidade como moeda de troca em transações com outras cidades. Os historiadores acreditam que essas atividades comerciais eram totalmente centralizadas pelos administradores da cidade.

Você sabe quais são as 6 maiores cidades do Mundo Antigo? Leia este artigo e descubra

Confira mais cidades da nossa lista

A cidade de pataliputra da Índia também entra na nossa lista das 6 maiores cidades do Mundo Antigo. As construções do local e os traços da arquitetura são os fatores que mais chamam a atenção no belo local. O luxo, os maravilhosos jardins repletos de animais exóticos eram surpreendentes para os visitantes da época.

Além disso, o local tinha edifícios públicos, parques locais religiosos e palácios incríveis ainda mais belos do que os persas. A cidade era cercada por imensos muros que continham sessenta e quatro portões e quinhentos e setenta torres de vigia. A cidade chinesa de Chang’an também faz parte das 6 maiores cidades do Mundo Antigo.

Ela foi uma cidade imperial e também fez parte da famosa rota de comercialização de seda. Seus produtos percorriam o continente asiático, afriano e até mesmo europeu. Desse modo, o local se tornou o ponto de encontro de comerciantes vindos de todas as partes do mundo.

Na época, o local tinha mais de quatrocentos mil habitantes, um número grandioso para a época. A cidade de Cartago, na Tunísia, também está entre as 6 maiores cidades do Mundo Antigo. De acordo com a lenda, a rainha foi a fundadora da cidade. A rainha havia fugido da sua própria cidade de origem para fundar Cartago no ano de 814 antes de Cristo. O povo da cidade era conhecido como um dos melhores comerciantes do mundo.

Afinal, a cidade ficava em uma localização privilegiada em termos de rotas de comércio. Além disso, a cidade contava com um imenso porto que recebia mais de duzentas grandes embarcações. Essa verdadeira joia do comércio também escondia tesouros, pedras preciosas e cobrava impostos dos estrangeiros que percorriam seus domínios. Assim, a metrópole se tornou uma das mais ricas da época.

A cidade de Roma

Roma, na Itália, também é uma das 6 maiores cidades do Mundo Antigo. Essa cidade tem uma localização privilegiada, afinal, ficava perto do mar, de um grande rio e, por isso, ficava próxima dos portos e, ao mesmo tempo, podia se proteger de ataques vindos do mar.

A agricultura era a base da cidade. Além disso, os povos conquistavam mais terras de tempos em tempos por meio das guerras. Ao mesmo tempo, mantinham a cidade protegida por meio das cadeias montanhosas que envolvem a cidade. O povo de Roma também realizou construções que resistem ao longo dos tempos. As criações arquitetônicas são incríveis e as soluções para canalizar a água também eram muito inovadoras para água.

Por isso, o povo tinha banheiros e frequentavam as chamadas casas de banho, que também eram uma espécie de academia da época. O centro da cidade, o Fórum, era um local onde as pessoas se reuniam para tomar decisões, comemorar conquistas, para atividades comerciais e para se divertirem.

Alexandria: a última das 6 maiores cidades do mundo antigo

Localização

Alexandria é uma das cidades mais famosas do mundo. Afinal, foi fundada por ninguém mesmo que Alexandre, o Grande. A cidade fica em um local estrategicamente localizado em um ponto interessante do Rio Nilo. Logo, a cidade virou um movimentado point comercial.

Cultura

A cultura da cidade era uma das mais completas da época. Afinal, a influência grega levou vários profissionais, artistas e cientistas para Roma. Logo, a cidade se tornou uma referência intelectual e superou até mesmo as cidades gregas mais evoluídas da época. Além disso, abrigou a maior a biblioteca de toda a civilização antiga.

A importância das maiores cidades do mundo antigo

As 6 maiores cidades do Mundo Antigo influenciaram todo o planeta por meio de suas descobertas intelectuais e imensas e avançadas construções e criações que melhoraram a qualidade de vida das pessoas. Até hoje, esses conhecimentos são aplicados nas nossas cidades atuais e muito da história e cultura complexa dessas civilizações são estudadas pelos cientistas dos dias de hoje.