Cinema VIP em casa com IMAX Enhanced

Durante a pandemia, a ausência das telas de cinema não passou despercebida. E preocupada em agradar o público assim que o pir pasasasse, o ramo da tecnologia cinematográfica não descansou. Confira as novidades!

Ir ao cinema é uma atividade que todos nós amamos, sem exceção. Seja, jovem, adulto ou criança, a experiência é cada vez mais imersiva. Com a pandemia muitos de nós sentiram falta da ida ao cinema, enquanto as empresas procuravam opções para vivermos isso em casa. Dessa árdua pesquisa surgiu IMAX Enhanced. Uma tecnologia que promete cinema em casa altamente imersivo.

O que define IMAX Enhanced?

Enquanto, nas idas ao cinema temos a garantia de som e imagem de alta qualidade, não temos o mesmo em casa. Então, várias marcas se reuniram, até mesmo a Disney, para criar um selo que promovesse essa qualidade. Esse sele deve auxiliar o consumidor a identificar equipamentos como Televisões que trazem experiências próximas ao do cinema.

Contudo, esse certificado não alcança somente equipamentos eletrônicos, mas até filmes em Blu-ray. Inclusive, filmes de plataformas de streaming como a Disney+ podem receber esse selo. Já que ele tem relação direta com a qualidade da produção e a experiência final do usuário.

O certificado é de 2018, e foi criado em conjunto de uma empresa de cinemas e uma de engenharia de áudio. Ambas companhias americanas que já produziam equipamentos para o ramo. Levando em consideração que telas de cinema com a tecnologia IMAX possuem cerca de 350m² e sistemas de som de outro nível. Nem todos conseguem alcançar a qualidade exigida.

Mas já temos filmes IMAX Enhanced?

Sim, filmes e séries com qualidade de cinema já estão presentes em alguns catálogos, dentre eles o da Disney+. Se você é um consumidor desse streaming fique atento com as opções nos filmes. Parte do catálogo Marvel está passando por esse upgrade, e já está disponível na versão melhorada.

É possível reproduzir esse nível de detalhes em televisões com resolução 4k e HDR. Mas não só isso, para o som, Home Theatre residenciais precisam ter ao menos 5.1.4 canais. Para que a experiência se assemelhe um pouco ao nível do selo IMAX. Sem contar a compatibilidade do Home Theatre com DTS:X .

Existem produtos nível cinema no mercado?

Enquanto falamos do selo você certamente pensou em comprar equipamentos para ter seu cinema em casa, não é? E sim, existem equipamentos compatíveis com essa tecnologia. Lembrando que para conseguir esse selo o equipamento passa por testes bem diversos. Dentre eles teste de cores, brilho, resolução para, ai sim, ganharem uma opção chamada IMAX Mode no aparelho.

Quem já entregou alguns equipamentos desse nível foi a Sony, com a televisão Bravia XR. Mas marcas como TLC e Hi-sense também começaram a criar os seus modelos. Contudo, são marcas que são menos populares no Brasil, sendo mais fácil encontrar a da Sony em terras brasileirinhas.

Quando falamos de som temos os novos receivers da Deno, Onkyo e Marantz. Todos possuem a tecnologia de qualidade de cinema, mas somente Deno e Onkyo conseguem ser encontrados no Brasil. A maioria dos equipamentos de som dessas marcas que possuem a tecnologia IMAX pode ser encontrada no site da Amazon mesmo.

Streaming Cinema

Já sabemos que a Disney+ conseguiu o selo de aprovação da IMAX, e ninguém pode negar isso. Mas a empresa também analisa discos de bluray. Com o recurso IMAX Signature Sound é possível reproduzir o som dos filmes de maneira fluída e sem ruídos. E tem feito sucesso entre os grandes estúdios.

Dentre eles não só Disney, como também Paramount e Sony Pictures. Quem é usuário das plataformas de streaming desses estúdios consegue ver alguns conteúdos nessa qualidade. Outra plataforma que aderiu aos conteúdos nesse nível de qualidade foi a Rakuten, a empresa japonesa de streaming. Famosa por investir em novas tecnologias.

No Brasil apenas a Disney+ liberou produções nessa qualidade. Mas, alguns Blu-rays tem o selo de IMAX Enhanced e podem ser comprados, tanto online, quanto em lojas especializadas. O ideal é checar nas fotos do produto se o selo IMAX está visível na capa, pois muitos confundem ao ver informações como “4k” ou “Super HD”.

Proporção das telas

Não é todo mundo que possui uma tele de 350m² em casa, então temos que nos atentar às proporções pedidas. Enquanto a maioria dos filmes usa o formato 2,35:1, popularmente chamado de Cinema Scope, o IMAX usa 1,9:1. Que nos dá uma imagem mais aberta, pegando algumas laterais que não temos no formato tradicional.

O formato CinemaScope ficou popular com a chegada das telas Ultrawide. E suas proporções são as mesmas desse modelo de televisores modernos. E, esse espaço perdido entre telas muda completamente a experiência final. Principalmente se pensarmos pela cabeça do diretor, que projeta o filme nas dimensões de telões de cinema.

Quando o modo IMAX é ativado temos uma ampliação da imagem na televisão. Em monitores Ultra Wide, não será estranho termos barras nas laterais. Enquanto, em telas próprias para a experiência de cinema, o filme preencherá perfeitamente as laterais. O que nos leva a questão que muitos estão fazendo: como será a experiência na minha televisão?

Minha Televisão Vs Cinema

Não tem jeito, a gente já sabe que ver filmes em casa não é igual ver no cinema. Mesmo com bons aparelhos de televisão e um bom home teather, a experiência não será a mesma. Mas você pode assistir conteúdos com a tecnologia IMAX sem restrição nenhuma. Principalmente para a Disney+ que irá somente adequar o tamanho da tela.

Se você é um consumidor de filmes Blu-Ray, fique atento. Muitos fãs de Blu-ray temem comprar produtos com o selo e nunca poderem reproduzir os filmes. Mas é sim possível reproduzir o filme no seu equipamento. O único cuidado recomendado pela empresa é na compra de televisores e receivers. Apenas equipamentos lançados após 2018 podem ter esse certificado.

É possível comprar televisores de boa qualidade no formato ideal para IMAX. Inclusive várias marcas, desde Philips até Samsung, têm seus próprios modelos no formato 1,9:1. E a maioria tem a opção de smart Tv, que hoje em dia não pode faltar. Os valores são 10x mais baixos que os aparelhos próprios para IMAX.

Comprar ou não?

Lembrando que, tal como o Blu-ray, a tecnologia recém chegada se populariza um pouco ao longo dos anos. No caso do IMAX não será diferente. Maioria das pessoas gostam da ideia de ter um cinema em casa, mas os equipamentos para monta-lo são caros. Somente a televisão da Sony está na faixa de 11 mil reais.

Enquanto televisores com boas configurações e na resolução de 1,9:1 são a partir de R$ 1800 reais. O que nos dá uma dimensão dos preços e também da disponibilidade da tecnologia no nosso mercado. Sendo que, apenas a Disney+ fornece essa qualidade de imagem para Streaming e alguns Blu-rays. Ainda não sendo popularizado.

O ideal para começar a investir nessa tecnologia será daqui a 2 anos ou mais, quando ela estiver popularizada. Teremos um acesso mais facilitado e mais opções de filme nesse formato. Sem contar nas opções de compra, que aqui no Brasil seriam restringidas a Sony. Possivelmente outras marcas entrarão na briga para ter seus modelos.