Veja porque o dólar dita a economia mundial

Entender a importância do dólar se faz necessário para perceber como ele rege regras econômicas. Então, veja mais sobre o dólar estadunidense

Dólar Estadunidense dita regras econômicas
Dólar Estadunidense dita regras econômicas

Em todo mundo, o dólar estadunidense é o mais utilizado! De acordo com o Fundo Monetário Internacional, no quarto trimestre do ano retrasado, a moeda representava 60% de todas as reservas cambiais conhecidas dos bancos centrais do mundo. Nesse sentido, entender sobre a importância da moeda, se faz necessário para perceber como ela rege todo o mercado! Então, veja a seguir sobre o dólar estadunidense e como ele dita as regras da economia!

De que forma era o cenário internacional antes do dólar ficar forte?

Durante a segunda metade do século XIX, a moeda mais respeitada do mundo ao invés do dólar estadunidense era a libra esterlina, da Inglaterra. Nesse sentido, na época, a Inglaterra era considerada uma potência em todo mundo, principalmente logo após a Revolução Industrial.

No entanto, o dólar nem era uma opção para se tornar uma moeda. Em primeiro lugar, porque seu país de origem ainda não era considerado ainda uma potência. Em segundo lugar, também estavam devendo bastante.

Nesse sentido, ainda que não seja uma moeda referência, a libra esterlina ainda é mais valorizada que o dólar, sendo considerada uma das moedas mais caras do mundo.

Em se tratando da sua origem, o dólar ganhou bastante força logo após a Primeira Guerra Mundial, que aconteceu entre 1914 e 1918. Nesse sentido, durante esses anos, a Inglaterra sofreu graves consequências em sua economia. Em contrapartida, a maior potência mundial crescia.

 Qual a importância do dólar estadunidense?

De fato, o dólar estadunidense é considerado uma moeda de reserva cambial muito importante. Nesse sentido, ele é a moeda oficial de 23 países, e também é utilizado em diversos outros países em várias transações financeiras.

No entanto, também vale citar que o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI) também usam a moeda como aposta principal para emprestar dinheiro e fazer doações. Aliás, as dívidas públicas de outros países são medidas em dólar.

E por qual razão o dólar é a moeda de reserva mundial?

Em primeiro lugar, as moedas internacionais principais no mundo, ou seja, o euro, o iene e a libra, são utilizadas em quaisquer que sejam as transações que envolvam dinheiro. No entanto, a moeda mais utilizada no mundo é o dólar.

E além disso, pesquisadores indicam que nenhuma das outras moedas mencionadas ou qualquer outra como o Real, por exemplo, poderiam substituir o dólar. Em primeiro lugar, países que não são uma potência como os Estados Unidos  atrelaram suas moedas nacionais ao dólar.

E além disso, o dólar também é utilizado para dar valores ao preço do barril de petróleo bruto, dentre outros produtos. Entre outras razões, também é a principal moeda negociada no mercado cambial e os bancos de outros países usam dólares para condução de negócios.

E como fica o mercado mundial?

Existem várias características que fazem o dólar se destacar no mercado. Em primeiro lugar, desde 1980, o FED (Federal Reserve) é o responsável por manter a sua estabilidade e também trazer segurança.

E além disso, o mercado com ênfase para o mercado de títulos é o mais líquido do mundo. E ainda, dos produtos oferecidos na bolsa de valores que são considerados os mais seguros no mundo, eles estão em primeiro lugar.

Nesse sentido também, a oferta de dólares também já aconteceu em momentos de crise econômica. E além disso, a economia estadunidense é o verdadeiro suporte do valor do dólar que visa auxiliar todos os países do mundo!

Então, é possível perceber que o dólar estadunidense é uma moeda forte e com estabilidade.. Dessa forma, todas as operações financeiras realizadas em nossa rotina, desde as mais básicas até transações grandes de empresas são influenciadas pelo dólar.

Dólar Estadunidense dita regras econômicas

E como é calculado o preço do dólar?

Na prática, o dólar funciona como um projeto. Ou seja, o preço também será determinado pela lei da oferta e da demanda. Nesse sentido, o preço do dólar sobe quando há muita busca pela moeda no mercado.

E além disso, o valor do dólar cai quando a demanda por ele reduz. Em 1999, o Brasil adotou a política do câmbio flutuante. Ou seja, o Governo Central não interfere na taxa de câmbio.

Dessa forma, as taxas de câmbio a são ditadas pela disponibilidade e procura no mercado. Para mais, por mais difícil que pareça, o cálculo é bem simples, mais simples do que a sua própria importância no mercado!

No território brasileiro, qual é o órgão responsável por regular as operações de câmbio?

Aqui no Brasil, o órgão máximo para regular as operações de câmbio é o Banco Central (BC). Nesse sentido, ele regulamenta e fiscaliza todas as operações financeiras realizadas no Brasil.

E além disso, também é responsável por autorizar as instituições financeiras que podem operar nesse mercado, seja de forma direta ou por meio de seus correspondentes. Assim, se responsabiliza pela política cambial do Brasil!

2022: Dólar ganha força no mercado mais uma vez

Neste ano de 2022, novamente o dólar opera em alta. Nesse sentido, vale destacar que ainda que as incertezas sobre o cenário político persistam, o mercado volta os olhares para o dólar mais uma vez.

De acordo com o relatório da Automatic Data Processing (ADP) e Macroeconomic Advisers foram criadas 208 mil vagas nos Estados Unidos em setembro. Nesse sentido, as expectativas ficam acima das projeções de 200 mil vagas, e o indicador exclui o setor rural.

Em outubro deste ano, o dólar comercial subia 0,34%, cotado a R$ 5,1870 para venda. No mercado futuro, o contrato da moeda norte-americana com vencimento em novembro de 2022 avançava 0,24%, cotado a R$ 5.220,00.

E agora que você já entendeu sobre o dólar estadunidense, ficou mais fácil entender sobre sua importância no mercado!