Eleições 2022: quem faz parte da corrida eleitoral?

.Com 12 candidatos á presidência o Brasil começa as eleições de 2022. Conheça todos os candidatos e um pouco do que eles falaram na pré-candidatura.

Eleições 2022

As eleições de 2022 se aproximam cada vez mais e os eleitores estão estudando possíveis candidatos à Presidência. Desde famosos como o atual presidente da república, Jair Bolsonaro, até novos rostos como Leonardo Péricles. Ou seja, se prepare para novos rostos esse ano. Logo, iremos compartilhar tudo sobre cada um dos candidatos. Desse modo, o eleitor poderá votar consciente no dia 2 de outubro.

Resumo das eleições 2022

Teremos partidos grandes atuando esse ano, como PT, PL e PDT. Mas os partidos menores também terão destaque, principalmente o Novo, que tem sido muito comentado online. Os debates começaram no dia 6 de agosto, na famosa emissora CNN, mas cada emissora terá uma data específica. A maioria dos pré-candidatos citados participou de um ato de pré campanha em Salvador, onde o atual presidente abriu os discursos.

O atual: Jair Bolsonaro (PL)

Buscando a sua reeleição, o capitão do exército já confirmou presença em programas de debates, mas ainda não comenta sobre promessas para 2023. Sendo um dos favoritos desse ano, se tornou popular durante sua carreira de Deputado. Possuindo um período como vereador da capital fluminense, mesmo sendo natural do interior de São Paulo.

O famoso: Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Agora, outro favorito desse ano: o ex-presidente Lula. Inclusive, ele entra pelo mesmo partido que foi eleito anos antes, sendo uma surpresa para alguns. Mas, o ex-metalúrgico afirma ser fiel ao partido que o elegeu em 2002, e esperava esse ano conseguir formalizar a candidatura. Pois em 2018, quando anunciou a pré-candidatura, teve que cumprir uma condenação referente à Lava Jato, que mais tarde foi anulada.

O cearense: Ciro Gomes (PDT)

Querido pelos conterrâneos, mas temido em debates. O ex-governador do estado do Ceará coleciona grande participação política, de Deputado à Ministérios como da Fazenda. O professor universitário ficou famoso nas redes durante as eleições de 2018 pelos seus discursos e momentos no debate. Nas Eleições de 2022, ele cobra um posicionamento do governo em relação ao ICMS que foi reduzido até o fim do ano e pede transparência.

Eleições 2022

A advogada: Simone Tebet (MDB)

Primeiramente, ela é mesmo um nome novo nas eleições! Já foi prefeita de Três Lagoas, vice-governadora de Mato Grosso do Sul, e atualmente é senadora da república. Muito respeitada pelo seu histórico e por ser professora de direito, ela tem cobrado a instauração de uma CPI no MEC. Além disso, seu nome está na boca dos internautas por ter usado o mesmo jingle de Roseana Sarney.

O mineiro: André Janones (Avante)

A princípio, o advogado e também deputado de Minas Gerais era bem reconhecido no seu estado, mas ganhou as redes sociais recentemente. Suas redes sociais são ativas, têm um discurso muito moderno e já passaram por dois partidos (PT e PSC). Reconhecido durante a greve de caminhoneiros em 2018 ele visa alcançar o público de forma digital.

O unificador: Luciano Bivar (União Brasil)

O mesmo partido do famoso Sérgio Moro se apresenta de forma mais clássica que os demais candidatos. Mas com seu presidente do partido como candidato, aproveitando sua experiência como deputado. O mesmo busca parcerias com outros partidos para criar uma base forte. Sua principal proposta é econômica: a unificação do imposto nacional. Bem como critica a dualidade política em seus discursos.

O empresário: Felipe d’Avila (Novo)

Durante as eleições de 2018 o Novo chamou muita atenção do público empreendedor e jovem, como eles estarão nas Eleições 2022? O engenheiro com mestrado em administração pública tem falado com diversos empreendedores de Curitiba. Por fim, o empresário afirma que ele vem para ser uma opção que agrada ambos os lados políticos. Como partido, ganharam um bom destaque entre os governadores, inclusive recebendo elogios.

O religioso: José Maria Eymael (DC)

Famoso no meio dos presidenciáveis por estar na sua sexta tentativa, mas também um ancião dentre os demais. Muito conhecido por ter participado da constituição de 1988, tem um dos jingles mais populares do país. Quem nunca ouviu o famoso : “Ey Ey Eymael, um democrata cristão”? Contudo, o advogado ainda não pontua em algumas pesquisas. Sendo muito querido por mães por reforçar o ensino profissionalizante no ensino médio.

A socióloga: Vera Lúcia (PSTU)

Sendo uma das poucas candidatas mulheres desse ano ela tem um enfoque no público trabalhador. Se você não a conhece, eventualmente irá se recordar dela: ela foi a primeira mulher negra a se candidatar à prefeitura de São Paulo. E muito mais que isso, ela quer baixar a jornada diária de trabalho para 6 horas diárias. Vera cita grandes nomes políticos em seus discursos como Malcon X.

O jovem: Leonardo Péricles (UP)

Enquanto alguns presidenciáveis já estiveram aqui antes, é a primeira vez de Leonardo Péricles. Com um Partido jovem, um discurso popular e inspirado no presidente chileno, o candidato se lança nessa corrida. Seus discursos falam de diversidade e reforma trabalhista. Com Bacharel em direito, mas experiências em áreas mais comuns como técnico em eletrônica.

O coach: Pablo Marçal (Pros)

Outro dos presidenciáveis que está disputando pela primeira vez ao cargo. Muito conhecido por influenciar empreendedores por todo país com seus cursos e palestras. Igualmente ao candidato Eymael pretende levar a educação dos jovens a outro nível, com programas de empreendedorismo. Ganhando muito destaque pelas suas falas motivacionais e seus discursos sobre prosperidade.

A mestra: Sofia Manzano (PCB)

Enquanto outros candidatos utilizam seu tempo de experiência como um diferencial, Sofia utiliza seu mestrado. Formada em Ciências Econômicas, mas também mestranda em Desenvolvimento Econômico. Sem contar seu Doutorado em História Econômica, que foi feito na famosa USP. Atualmente atua como professora em uma universidade da Bahia, onde reside atualmente. Suas propostas são voltadas ao aumento do salário mínimo e ampliação de serviços públicos.

Debate das Eleições 2022

Agora, um dos momentos mais esperados desse ano são os debates. Em suma, os debates já iniciaram e a CNN apresentou os presidenciáveis pela primeira vez aos brasileiros. É claro que esperávamos muito desde de o pronunciamento no evento baiano que ocorreu no dia 2 de Julho.

Mas, a partir de 9 de agosto a Jovem Pan vai receber os presidenciáveis. Bem como a Band, que pretende abrir seus estúdios para o tão esperado evento no dia 14 de agosto. As demais redes só vão receber os candidatos em setembro, mas muitos especulam que os debates online ocorrerão também.