Após 2.300 anos estátuas da Roma vêm à tona

Estátuas de bronze da Roma antiga que datam mais de 2.300 anos foram encontradas na Itália. Descubra a importância desse tesouro!

Estatuas da Roma Antiga são encontradas
Estatuas da Roma Antiga são encontradas

As estátuas de bronze da Roma antiga são uma prova de que a história jamais fica escondida para sempre. Afinal, profissionais de escavação, em trabalhos recentes feitos na Toscana, região da Itália, acharam algo realmente belo e impressionante! Eles acharam nada mais que vinte e quatro estátuas de bronze da Roma antiga.

As esculturas representam deuses greco-romanos e, de acordo com a ciência, foram esculpidas em algum momento entre o século II aC e o século I dC. De acordo com especialistas, esse foi o maior tesouro da história da região e representa um valioso achado para os italianos.

Saiba mais sobre a descoberta das estátuas de bronze da Roma antiga

Que tal saber mais sobre essas maravilhas encontradas nas profundezas?

Há quase três anos, profissionais escavam antigos lugares usados como banhos termais em busca de evidências da cultura dos tempos passados. Logo, um belo dia, depois de um trabalho longo e delicado, algo brilhante começou a aparecer no meio do solo encharcado. As partes se assemelhavam a partes do corpo humano e realmente eram: uma mão e um cotovelo.

Do mesmo modo encontraram uma linda moeda de bronze. Em um trabalho de “formiguinha”, eles continuaram procurando e depois de um bom tempo, encontraram perfeitas vinte e quatro estátuas de bronze da Roma antiga. As relíquias de bronze estavam perfeitamente preservadas e datam de cerca de 2.300 anos, além disso, acharam uma espécie de cofre secreto com milhares de moedas e outros objetos repletos de significado.

De acordo com os cientistas, essa incrível descoberta feita em uma pequena cidade é diferente de tudo o que já haviam visto na região, especialmente devido ao volume de estátuas e moedas encontradas. De acordo com a Universidade de Siena essa foi a descoberta mais significativa da região mediterrânea.

Qual será o impacto histórico dessa descoberta?

O fato de as estátuas datarem entre o segundo século aC e o primeiro século dC, retrata uma época de grande transformação na história da Toscana. Nesse sentido, esta foi marcada pela mudança do domínio etrusco para o romano. Logo, essas estátuas foram parte de sangrentas batalhas. Depois que os romanos finalmente prevaleceram, eles lideraram uma intensa campanha para impor sua cultura e diminuir os traços da cultura etrusca. Portanto, esse é o motivo pelo qual enterraram essas belas estátuas.

Mais detalhes sobre as antigas estátuas de bronze

As estátuas de bronze da Roma antiga representam um grande achado da época, especialmente porque muitos objetos da cultura dos antigos habitantes da Itália foram totalmente destruídos pelos romanos ou perdidos pelo tempo. Entre as estátuas estão imagens de Hygieia, Apolo e outros deuses greco-romanos.

Alguns deles traziam letras e frases em latim e etrusco com nomes de famílias poderosas da época. Contudo, uma outra análise revela que as estátuas de bronze estavam debaixo da terra para cumprir uma espécie de ritual conjunto e harmônico entre romanos e etruscos. Ambos povos acreditavam que oferecer algo às águas poderia lhes render algo em troca. Enterrá-las nas águas vulcânicas do local foi uma solução da época que ajudou a mantê-las no estado de perfeição no qual se encontram.

De acordo com os especialistas, elas se preservaram de bactérias e da consequente decomposição devido à falta de oxigênio do local. Uma das estátuas de bronze da Roma antiga não representava uma divindade, mas chamou a atenção dos escavadores. Ele é uma figura feminina elegante, jovem e enfeitada com belos e perfeitos brincos, colares e pulseiras. De acordo com os arqueólogos, essa seria a representação de uma jovem etrusca.

Estátuas de bronze da Roma antiga: o mais incrível achado

Em primeiro lugar, saiba que esta não é a primeira descoberta de antigas estátuas de bronze na Itália. Afinal, as escavações no país desenterraram muitos objetos ao longo dos anos, como os bronzes de Riace encontrados na Calábria. Entretanto, esse achado é bem diferente dos anteriores. Afinal, os historiadores acreditam que foram artesãos locais que criaram as obras. Algumas delas contam com quase um metro de altura!

Do mesmo modo, as estátuas em honra aos deuses pagãos da Grécia e as representações de jovens, senhoras ricas idosas e imperadores estão gravadas nas esculturas com detalhes requintados. Além disso, há um rapaz muito jovem adormecido deitado ao lado de Hygeia, a deusa da saúde, que tem uma serpente enrolada em seu braço. Mesmo que escavassem os banhos termais, os profissionais jamais imaginaram encontrar tamanho tesouro histórico. Foi uma grata surpresa!

Recém-descoberta estátua de bronze de 2.300 anos, em San Casciano dei Bagni, Itália. 08/11/2022

Mais detalhes sobre o tesouro arqueológico de 2.300 anos

Moedas

Em cima de muitas estátuas, os escavadores encontraram mais ou menos seis mil moedas de bronze, de prata e também de ouro. Desse modo, eles acreditam na teoria de que as moedas também tinham uma função mística ou religiosa e que também por isso foram colocadas nas águas termais.

Objetos religiosos

Da mesma maneira, muitas das estátuas de bronze da Roma antiga estavam rodeadas de objetos religiosos. Por exemplo, imagens associadas à cura, moldadas em ouro e também em prata. Mesmo que não saibamos os motivos exatos desses rituais, é certo que as antigas estátuas permaneceram em condições quase perfeitas. Nesse sentido, a descoberta foi muito valiosa visto que, os cristãos fecharam esse tipo de objeto em locais com pesadas colunas de pedra em algum momento do século 5 dC.

O povo etrusco

Os etruscos foram um povo que habitou a região antes dos romanos. Logo, eles tiveram uma forte influência sobre esse povo e até mesmo sobre a cultura de vários países asiáticos atuais. Especialmente quando se trata das artes. Do mesmo modo, esse povo antigo também juntou suas tradições com os gregos. Logo, esse é o motivo pelo qual divindades veneradas pelos gregos e objetos místicos desse povo também estão no resultado das escavações.

Uma descoberta inovadora

Ainda que seja uma escavação que encontrou objetos de 2.300 anos, essa descoberta foi considerada inovadora. Afinal, os arqueólogos ainda não haviam encontrado tamanho tesouro. As estátuas ainda não têm um destino certo, contudo, estima-se que fiquem expostas em grandes museus da Itália.