Setor turístico é crucial para empregos no Brasil

O setor turístico tem sido o grande responsável pela geração de empregos e fomentação da economia brasileira. Veja mais sua importância!

Setor turístico gera empregos
Setor turístico gera empregos

O turismo brasileiro sempre foi um dos grandes segmentos de mercado que raramente estavam em crise. Exceto por crises com o dólar ou com a recente pandemia do covid-19. Atualmente o setor turístico está em pleno vapor e se recupera ocupando espaços de geração de emprego e grande alavancagem da economia brasileira.

Veja agora a representação do turismo para a economia brasileira. Confira também como esse setor, inegavelmente, se expande e gera empregos no Brasil fomentando o mercado turístico e os mais de 5o segmentos de mercado direta e indiretamente relacionados a ele.

Setor de Turismo no Brasil

Os números do setor turístico no Brasil são animadores. Inclusive é um dos setores que mais geram empregos no país. Segundo coleta de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Governo Federal, os municípios que tiveram maior taxa de expansão do mercado de trabalho foram aqueles com desenvolvimento de atividades turísticas.

Alguns dos números promissores do turismo no Brasil, é que ele emprega 7 milhões de pessoas nos diversos municípios. Isso corresponde a 8,1% do Produto Interno Bruto (PIB) no país. Impacta de forma direta e indireta mais de 53 segmentos do mercado em várias cadeias produtivas.

Para exemplificar esse movimento destaca-se a cidade de Porto Seguro, na Bahia. Que teve, por exemplo, um aumento de 52% na expansão do emprego com geração de mais de 10 mil novas vagas até fevereiro de 2022.

Projetos de apoio ao turismo

Uma das explicações para o avanço do setor turístico é o apoio do Governo Federal, que desde a retomada do turismo em novembro de 2020, implementou projetos e ações que impulsionaram o setor e deram o fôlego necessário para o crescimento que é possível ver nesse momento.

Um dos projetos criados pelo governo, tem a participação do Ministério do Turismo e da Caixa Econômica Federal, que lançaram, em março de 2022, o programa “+ Crédito + Turismo”, que tem a intenção de atender os servidores públicos federais, aposentados e pensionistas do INSS, incluindo os negativados, com crédito consignado para viajar pelo país.

Funciona da seguinte forma: você pode parcelar um pacote turístico em até 96 vezes ou até 84 meses a depender da qualificação proposta pelo programa. Para obter o crédito, basta se dirigir a uma empresa de turismo cadastrada no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo), e àquelas conveniadas com a Caixa Econômica Federal.

Outra iniciativa por parte do governo foi a concessão do Selo Turismo Responsável, a locais que se enquadram e cumprem protocolos para a prevenção da Covid-19. Este incentivo à adoção de boas práticas sanitárias, rendeu ao Brasil uma representação sendo um dos primeiros países a adoção dessas práticas.

Isso representa, atualmente, mais de 30,8 mil estabelecimentos e guias de turismo que se uniram no propósito de tornarem os lugares mais seguros sanitariamente e agora fazem parte da iniciativa estimulada pelos órgãos federais e estaduais.

Segmentos de mercado impactados pelo turismo

Entre todos os setores que o turismo impacta direta e indiretamente, o transporte aéreo, é o que registra a maior alta, em torno de 28% e com um faturamento de R$ 37,7 bilhões. Ainda nos ramos transportes, foram registradas altas no transporte aquaviário (8,8%) e no transporte terrestre (7,2%) que está associado à locação de veículos, agências e operadoras (2,5%).

Além deste setor, há ainda como destaque, os setores de alojamento e alimentação, com alta de 13,1% e faturamento de R$ 45,2 bilhões. entra no rol das atividades que foram beneficiadas pelo boom no setor turístico as culturais, recreativas e esportivas com aumento de 1,6%.

Municípios que mais se destacaram no setor turístico

O brasil é um país rico por natureza em belezas naturais e em diversos locais é possível apreciar belezas distintas. Cada região do país traz suas características peculiares e isso faz com que haja grande diversidade entre os municípios que mais se destacam no setor.

No município de Vacaria, no Rio Grande do Sul, houve um crescimento de 44%, com um acréscimo de  7.164 postos de trabalho. Indo para o sudeste, é possível destacar a cidade de Araruama, no Rio de Janeiro. Sua expansão do emprego no setor turístico foi de 39%, com a ocupação de 5.019 pessoas em diversas vagas de emprego.

As cidades que lideram os primeiros postos de atividade turísticas estão: Ipojuca, em Pernambuco; Itapema, em Santa Catarina; Gramado, no Rio Grande do Sul; Palhoça, em Santa Catarina; Caldas Novas, em Goiás; Balneário Camboriú, em Santa Catarina; e Guarapari, no Espírito Santo.

Essas cidades representam mais de 10 mil postos de trabalho formais e informais. Inegavelmente, esses postos mantêm as taxas de desemprego cada vez mais baixas, conforme pesquisas do IBGE a cada trimestre.

Setor turístico gera empregos

Pequenos negócios no setor turístico

Para atrair os turistas e manter o setor aquecido, os pequenos empreendedores estão inovando com experiências personalizadas. Afinal o mundo mudou bastante e as tecnologias fazem com que os negócios sejam cada vez mais dinâmicos.

Por exemplo, o empreendedor Leandro Carnielli, transformou a fazenda da família. Localizada em Venda Nova do Imigrante, na serra capixaba (ES), se tornou um roteiro turístico da região. Atraindo os turistas para conhecer o dia a dia da fazenda e suas histórias.

Outro caso de sucesso acontece no polo turístico de Gramado (RS), muito famoso pelos seus roteiros. Acompanhados de degustação de chocolates, garantindo também visitas a uma fábrica de cerveja artesanal, localizada em Nova Petrópolis.

Essas são apenas duas das diversas possibilidades de negócios que surgiram pós-pandemia. Demonstram como os pequenos negócios podem e representam hoje, similarmente, grande participação na melhoria das taxas de emprego no Brasil, assim como na diversificação do setor turístico.

Futuro do turismo no Brasil

Que o Brasil tem potencial para continuar sendo um dos maiores destinos turísticos do mundo, não resta dúvidas. Mesmo com 2 anos de restrições sobre o turismo, os números não mentem: até maio de 2022 recebemos mais de 1 milhão de visitantes estrangeiros.

Das 1,8 milhão de vagas de empregos criadas no Brasil, 116 mil foram criadas no setor de turismo apenas em junho de 2022.

Junto a isso, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), promoveu internacionalmente duas campanhas para atrair ainda mais turistas para o Brasil. Uma nos Estados Unidos, “Brazil is visa-free, come visit!” e “Visit Brasil. A WOW Experience”

Já entre os vizinhos sul americanos, lançou a campanha “¡Uno, dos, tres, Brasil!”, atraindo chilenos, paraguaios, uruguaios e argentinos para aproveitar a estação de verão. Tudo isso no primeiro semestre de 2022, e já garante grandes efeitos nos próximos meses.

A Embratur continua a produzir campanhas também na Europa. Do mesmo modo garante que reforçará as campanhas nos países em que já iniciou o projeto de atração turística para o Brasil. O objetivo dessas campanhas é superar o recorde de 2019, em que mais de 6,3 milhões de visitantes vieram ao Brasil.