Vale a pena ir à Bariloche em qualquer estação?

San Carlos de Bariloche é uma cidade na Patagônia, faz fronteira com o Nahuel Huapi, rodeado pela Cordilheira dos Andes. Vale a pena?

Vista para o lago com céu rosa em Bariloche, Argentina
Vista para o lago com céu rosa em Bariloche, Argentina

San Carlos de Bariloche é uma cidade na região da Patagônia Argentina. Ela faz fronteira com o Nahuel Huapi, um grande lago glacial rodeado pela Cordilheira dos Andes com paisagens exuberantes. Nesse sentido, Bariloche é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros por sua arquitetura em estilo alpino suíço e seu chocolate, vendido em lojas ao longo da Calle Mitre, a rua principal. E além disso, é popular para caminhadas e esqui nas montanhas próximas.

No entanto, ao contrário do que pensam, Bariloche é possível ser visitada em qualquer estação. Apesar de ser frio o ano inteiro, na temporada primavera-verão o sol presenteia os visitantes com dias mais longos e temperaturas que podem chegar aos 30 graus. E aí, pronto para se encantar com esse destino?

Veja o que fazer em Bariloche na temporada primavera-verão

Diversas atividades e Bariloche do alto

Desde sempre, todo ponto turístico que se preze precisa contar com atividades ao ar livre e em Bariloche não seria diferente. Nesse sentido, Bariloche é cercada por montanhas, lagos, rios, bosques ideais para atividades ao ar livre como caminhadas e cavalgadas. E além disso, no mês de novembro, inicia-se o calendário dos eventos esportivos.

Com as clássicas e novas propostas para os amantes de trekking, cross country e mountain bike na cidade. No entanto, você não precisa ter muita experiência para aproveitar as trilhas, pois há opções para todas as pessoas no local. E para isso, é só você utilizar as roupas adequadas para aproveitar toda a viagem!

Parque Piedras Blanchas

No Cerro Otto está o parque Piedras Blancas, um parque incrível e com muitas atividades como os seus 3 mil metros de pistas para descer nos ‘trineos’ (trenós), como se fosse um escorredor. No entanto, nas outras temporadas do ano, quando não há neve, é possível se aventurar com uma espécie de tirolesa chamada zipline que você vai deitado e consegue controlar a própria velocidade.

E além disso, o parque também possui uma espécie de teleférico aberto com cadeiras para que você consiga ir até o topo da montanha. Na prática, você se sente como nos filmes. E aí, ansioso para se aventurar nessas atividades super divertidas? Já deu para perceber que Bariloche vai muito além do frio!

Navegar no lago Nahuel Huapi

Para quem gosta de viver novas experiências, navegar no lago Nahuel Huapi é uma ótima sugestão! Nos dias com temperaturas baixas, o vento gelado no rosto traz uma atmosfera incrível que te faz viver como se estivesse literalmente em um filme. No entanto, se você não quer visitar a região no frio e quer encontrar novos passeios em outras épocas do ano, não se preocupe. Na primavera e no verão uma das opções é o veleiro El Orgulloso, que faz passeios para grupos de até 6 pessoas.

E ainda, durante este período, os turistas podem estar acompanhados de tira gostos variados que estão inclusos no pacote.  Ou seja, é uma experiência visual e também gastronômica que você levará para a vida toda. Ah, não se esqueça de levar as pessoas amadas com você! E além disso, enquanto tudo isso acontece, o capitão do barco conta toda a história da região através de um momento muito intimista. Por exemplo, falando sobre os vulcões que foram extintos na região há décadas.

Em contrapartida, também mostra o Puerto Blest, local que chove cerca de 300 dias por ano em Bariloche. E além disso, o barco passa por áreas do lago com 40 metros de profundidade até por outras com 300 metros de profundidade. Na temporada de verão, a região também recebe práticas como rafting que é uma atividade que consiste em descer corredeiras com botes infláveis além do stand up paddle que é como se fosse um surf de remo.

Bariloche, Patagonia, Argentina

 Colonia Suiza

Existem lugares no mundo que valem a pena conhecer e a Colonia Suiza está entre esses lugares.Nesse sentido, ela está localizada bem no centro da cidade e foi fundada no fim do século XIX.

No entanto, nela há várias feiras artesanais com produtos antigos para quem gosta de produtos vintage, além de casas que preparam chás variados, restaurantes que servem comidas típicas da região. E além disso, há também a tradição de se preparar um prato típico chamado curanto. Nesse sentido, ele é produzido de forma artesanal pelos moradores da região e é feito a base de ingredientes do local. 

Comidas típicas e cerveja artesanal

Desde que o mundo é mundo, todo país possui suas comidas e bebidas típicas. E existem aqueles que não dispensam uma boa cerveja artesanal. Elas são produzidas de uma forma mais artesanal do que as industrializadas, com sabor mais intenso e fazem sucesso em qualquer lugar do mundo!

Em se tratando da Argentina, as cervejas artesanais da Patagônia não deixam nada a desejar, pelo contrário, fazem um grande sucesso! Retrato disso, é que na Patagônia existem cerca de 30 fábricas de cerveja artesanal que são conhecidas no mundo inteiro!

Entre elas, está a Patagônia, nome característico dado em homenagem à região. Ela é fabricada, inclusive, no Brasil e possui uma pequena fábrica na região em um local grande com um jardim cervejeiro, belo mirante, beertruck, domos para jantares exclusivos, restaurante e microcervejaria, onde acontece o Tour Cervejeiro.

E além disso, o próprio atendente da fábrica faz um passeio pelo local levando os clientes para mostrar todo o processo de fabricação da bebida. Demais não é? E ali são produzidos mais de 18 mil litros para consumo! Aliás, para quem não gosta da bebida, experimentar é mais que uma obrigação!

E aí, agora que você já conheceu os lugares incríveis e as melhores experiências para viver na Patagônia, não vai precisar ir só para o frio não é mesmo? Nos conte o que você achou desses lugares incríveis!