Veja os alimentos viciantes como a nicotina

Os alimentos ultra processados são um risco à saúde já muito conhecido. Nesse artigo vamos te mostrar estudos científicos sobre isso.

Alimentos ultra processados e seus riscos
Alimentos ultra processados e seus riscos

Estudos recentes realizados por pesquisadores na conceituada Universidade de Michigan e Universidade Virginia Tech, ambas nos Estados Unidos destacam como são viciosos os alimentos processados. Uma vez viciada, a pessoa tem os mesmos impulsos e prejuízos à saúde como acontece em casos de dependência à nicotina.

Nesse sentido, o Núcleo de Pesquisas Epistemológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP) juntou-se com pesquisadores de Faculdades de Saúde Pública. Além desses dois centros de pesquisa da USP também houve colaboração da Universidade de Santiago, no Chile.

Juntos, os pesquisadores das três instituições comprovaram que no ano de 2019 57mil mortes prematuras estiveram diretamente ligadas ao consumo dos ultra processados. Então, a seguir veremos mais informações sobre o vício em cigarro e os alimentos ultra processados! Ao final, também vamos te dar dicas para ter uma alimentação mais natural possível sem tantos produtos químicos! Veja!

Veja a relação dos alimentos ultra processados com o fumo

Para fazer o comparativo, foram usados os mesmos critérios já conhecidos no caso de dependência em nicotina. Porém, dessa vez aplicado aos alimentos ultra processados. Os resultados apontaram que inegavelmente esse tipo de alimento corresponde à mesma capacidade de vício e dependência do cigarro.

Na prática, eles desencadeiam a compulsão, o que faz com que, mesmo consciente do prejuízo à saúde, as pessoas tenham considerável dificuldade para deixar esses alimentos. Decerto, esse tipo de alimento possui o mesmo efeito cerebral que os cigarros.

Ashley Gearhardt, professora associada de psicologia da Universidade de Michigan e principal autora do estudo concluiu que a descoberta do cigarro ser viciantes foi um grande marco científico porque antes ele era visto como sinal de maturidade ou forma de aceitação social. Poder mostrar para as pessoas que elas estavam, certamente, mergulhando em um vício foi um momento importante.

Em seguida, Ashley completou que nas pessoas que consomem com frequência e em grande quantidade os alimentos ultra processados o mesmo comportamento é observado. O comportamento destacado é extremamente preocupante. Diferentemente dos cigarros, os alimentos, que são indubitavelmente prejudiciais a saúde, tem passagem fácil até as crianças.

E além disso, de acordo com os pesquisadores, esses alimentos são fabricados com a intenção de se tornarem irresistíveis e fáceis de consumir. Nesse sentido, a alta dose de carboidratos, gorduras e açúcares podem influenciar diretamente no paladar.

Por sua vez, Alexandra DiFeliceantoni, também professora e pesquisadora na Universidade de Virgínia, nos Estados Unidos concordou com Ashley. Alexandra informou que é necessário olhar para os ultra processados não como alimentos, mas como as substâncias nocivas que elas são. Além de nocivas são extremamente viciantes, refinada, e sem qualquer tipo de benefício principalmente se comparado aos malefícios.

De que forma se pode identificar alimentos processados?

Em síntese, os processados são mais práticos, bastante atraentes e bem saborosos, porém, sem nenhum nutriente para a saúde. Nesse sentido, se classificam como processados por sua composição. Na prática, para se produzir um alimento processado, como o próprio nome diz, ele precisa passar por vários processos.

E em cada fase, novas substâncias precisam ser acrescentadas para que possam se tornar cada vez mais práticas e, em contrapartida, menos saudáveis. E além disso, os alimentos processados contêm muitas substâncias sintetizadas em laboratórios, que são extraídas de alimentos e de outras fontes orgânicas.

Por exemplo, ítens como macarrão instantâneo precisam de muitos processos para se chegar ao formato encontrado nos mercados. É claro que, os alimentos em geral, passam por vários processos para chegar ao mercado, no entanto, existem os ultra processados e os minimamente processados que são mais benéficos para a saúde em geral. Dessa forma, os alimentos menos processados apresentam também menor durabilidade.

Isso porque, a quantidade de processos com o acréscimo de substâncias servem também para aumentar a durabilidade do produto. E além, mais uma vez, com o acréscimo de novas substâncias, temos um decréscimo de bons nutrientes para a saúde! Em suma, o ideal é ter uma alimentação rica em alimentos pouco processados. Assim, quanto menos ingredientes na fórmula, mais nutrientes na composição!

Alimentos ultra processados são vilões da saúde.

Veja os impactos dos alimentos processados na saúde

Entre outros problemas, o consumo excessivo de processados pode favorecer o aparecimento de alergias e intolerâncias. E além disso, pode influenciar diretamente no funcionamento real e na pressão sanguínea sistêmica, trazendo patologias como hipertensão e doença real. E ainda, podem provocar distúrbios no estômago e no intestino devido à alteração do ph do meio.

Entenda sobre as diferenças dos alimentos processados, ultraprocessados e in natura

Em primeiro lugar vamos falar sobre os mais saudáveis, os alimentos in natura. Eles são obtidos diretamente de plantas ou de animais e não sofrem alterações logo após deixar a natureza. Por exemplo, ovos, frutas, legumes, verduras. No entanto, na contramão, estão os alimentos minimamente processados.

Eles são alimentos que sofreram alterações mínimas, como por exemplo: corte e secagem. Por exemplo, suco de frutas natural sem açúcar, e bandeja de legumes cortados. E além disso, existem também os processados: Eles são fabricados com a adição de sal, açúcar, óleo ou vinagre para que eles durem por mais tempo e fiquem mais agradáveis ao paladar e devem ser consumidos com moderação.

Por exemplo, conservas de legumes, doces em caldas, sardinha e atum em lata, azeitonas e pães. Para finalizar, estão os alimentos ultra processados: Eles são fabricados com muitos ingredientes, e geralmente apresentam em sua composição: aditivos químicos, como os corantes, além de quantidade excessiva de sal, açúcar e gordura.

E além disso, possuem sabor realçado e maior prazo de validade. Por exemplo, refresco em pó, biscoito, salgadinhos de pacote, temperos artificiais, refrigerante, balas, chocolate, margarina No entanto, é necessário evitá-los ao máximo! No que tange aos óleos, gorduras, sal e açúcar: Eles são utilizados para temperar e refogar.

No entanto, é necessário utilizá-lo em pouca quantidade, já que também podem trazer prejuízos para a saúde! Em suma, agora que você entendeu tudo sobre os processados e sua relação com o cigarro, ficou mais fácil ter uma alimentação saudável e fugir deles não é verdade? Assim, nos conte o que você pensa sobre o assunto!