Mercado do wi-fi 6 cresce e chega no Brasil logo

Será que já somos cyborgs? A cada dia que passa somos influenciados a querer mais velocidade. É o que acontecerá com a chegada do wi-fi 6.

wi-fi 6 é novidade para 2023
wi-fi 6 é novidade para 2023

A tecnologia e nós

Já podemos ser considerados cyborgs?

A crescente influência da mídia talvez venha a ressaltar a constante mudança da gestão inovadora da qual fazemos parte e isso afeta a forma como aguardamos a chegada do wi-fi 6. Bem como as mudanças propostas por ele. E veremos todas elas no artigo de hoje.

Inegavelmente usamos a internet a todo tempo e passamos a maior parte do dia conectados. As redes sociais são as mais usadas. Usadas tão frequentemente que fazemos, por exemplo, como fazemos nossas geladeiras em casa. A saber, acabamos de abrir, sabemos que não há nada novo, mas abrimos a todo tempo para conferir.

A prática cotidiana prova que o consenso sobre a necessidade que as pessoas  acreditam ter e isso estende ao alcance e a importância das regras de conduta normativas. Por exemplo, quantas pessoas do seu círculo social têm disciplina com o tempo de uso da internet?

As experiências acumuladas demonstram que o desenvolvimento contínuo de distintas formas de atuação exige a precisão e a definição de alternativas à quantidade de tempo que passamos conectados.

O uso da internet se torna perigoso quer seja quando não conseguimos nos controlar, quer seja quando usamos o tempo conectado como válvula de escape.  A esse segundo se dá o nome de dependência digital. De fato os sintomas são muito comuns, a saber, preocupação excessiva e desnecessária sobre estar conectado. Também é incluída a preocupação irracional com a quantidade de likes e aprovação de outros usuários na rede.

Wi-fi é apontado como necessidade básica da população

Quem quer viver sem wi-fi?

São duas as procuras da maioria das pessoas quando chegam em algum lugar. Antes mesmo de verificar se tem água potável disponível, acima de tudo, as pessoas procuram wi-fi e um lugar para se assentarem, igualmente nessa ordem. Evidentemente, o desafiador cenário globalizado promove a alavancagem do investimento em tecnologia.

O wi-fi faz parte da vida das pessoas e isso inclui estratégia de muitas empresas para captar clientes. Estudos apontam que por certo as empresas que oferecem serviço de wi-fi “gratuito” têm maior circulação de usuários. A competitividade nas transações comerciais possibilita uma melhor visão global das diversas correntes de pensamento.

Apesar de ser muito comum, a conexão wi-fi que pode ser tão inclusiva, ao mesmo tempo pode ser excludente. Para que seja possível fazer o uso da conexão wi-fi na própria residência é necessário ter um conexão paga, um aparelho roteador e o aparelho receptor da conexão. Sem dúvida, para grande parcela da população arcar com essas taxas é inviável, sem contar os pagamentos mensais do serviço de internet.

A movimentação de dados é muito lucrativa e bem sabemos que esse lucro não é devolvido à sociedade de forma alguma. Para as empresas que comercializam o serviço, quanto mais tempo as pessoas passarem conectadas, mais lucrativo é. O cuidado em identificar pontos críticos na necessidade de renovação no processo de acessibilidade garante a contribuição de um grupo importante na determinação das posturas dos órgãos dirigentes com relação às suas atribuições.

Além disso, as empresas que lucram vendendo espaço de anúncios também se interessam em que as pessoas permaneçam conectadas. O que acontece principalmente por wi-fi. Quanto maior a quantidade de clicks nos banners de anúncio, maiores são as possibilidades de lucro. Todos se interessam no que os internautas podem proporcionar lucrativamente, mas não nas pessoas em si.

Wi-fi 6 é novidade para 2023

Expectativa é que o wi-fi 6 chegue em 2023

Mas o que seria isso?

Wi-Fi é uma abreviação do termo em inglês “Wireless Fidelity”, que significa fidelidade sem fio, em tradução livre para o português. Wi-fi, ou wireless, se trata de uma tecnologia de comunicação que não faz uso de fios ou cabos de qualquer tipo. Geralmente o sinal é transmitido através de frequências invisíveis de rádio.

O Wi-Fi 6 é o que há de mais recente quando o assunto é rede sem fio. Essa tecnologia foi oficializada em setembro de 2019 e traz avanços importantes quando comparada ao modelo anterior, o Wi-Fi 5. Sem dúvida a maior velocidade e melhor eficiência em grande demanda de tráfego são garantidas. Mas, afinal, o que é esse Wi-Fi 6?

A rede Wi-Fi 6 foi desenvolvida para reduzir o congestionamento da rede e fornecer maior capacidade. Além disso, um dos recursos fundamentais é o suporte à especificação OFDMA (Orthogonal Frequency Division Multiple Access), que subdivide canais com até 30 dispositivos e assim melhora a eficiência da conexão e diminui a latência.

O OFDMA é capaz de atribuir menores intervalos de tempo a cada dispositivo para analisar os canais disponíveis. Por exemplo, se um dos aparelhos estiver reproduzindo um filme em alta resolução e em outro estiver apenas usando as redes sociais, o roteador identifica o consumo e atribui os canais conforme a necessidade para evitar os tão odiados travamentos.

Wi-fi 6 no Brasil

Saiba mais detalhes sobre essa tecnologia no Brasil.

O Wi-Fi 6 pode ser identificado pela sigla AX, por exemplo, que se refere ao novo padrão de transmissão de internet e trabalha com a frequência de 6Ghz. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), aprovou em 26 de fevereiro de 2021 os requisitos técnicos necessários para o uso do Wi-Fi 6E no Brasil.

Com isso, o Wi-fi 6E se torna um novo padrão para as redes sem fio e deve chegar oficialmente nos roteadores homologados brevemente para a alegria de muitas pessoas que amam a tecnologia, redes sociais. Igualmente as que precisam de boa conexão para o trabalho e lazer.

O incentivo ao avanço tecnológico, assim como a determinação clara de objetivos possibilita uma melhor visão global do remanejamento dos quadros funcionais. Evidentemente, a estrutura atual no que diz respeito às conexões wi-fi exige a precisão e a definição das diversas correntes de pensamento.

Como dito anteriormente a conexão wi-fi 6 ou a conexão wi-fi 5, a saber, a que temos atualmente, pode ser auxílio para muitos e simbolizar na mesma medida exclusão para outros. Outro debate possível é o porquê as pessoas anseiam tanto cumprir as suas funções tão rapidamente. Se é um desejo consciente ou uma adequação ao pensamento que interessa ser implantado em quem não pensa por si.